Obrigado pela Visita!

Obrigado pela Visita!

quinta-feira, 22 de maio de 2014

OLHAR PARA ALÉM DE NÓS MESMAS



Acredito que a maioria de nós conhece a historia de Noemi e Rute no Velho Testamento,mesmo assim vou começar com um breve resumo da historia.
Houve muita fome em Belém no tempo em que os Juízes governavam a Terra,nessa época Elimeleque,sua mulher Noemi e seus  dois filhos Malom e Quiliom partiram para Moabe.Após a morte de Elimeleque, Noemi ficou sozinha com seus dois filhos que tomaram para esposas duas mulheres moabitas Rute e Orfa.Após 10 anos os dois filhos de Noemi também morreram,ficando ela desamparada de seus dois filhos e do marido.Então Noemi e suas noras iniciaram uma caminhada de volta para sua terra natal.No caminho Noemi expressou sua preocupação a respeito  de suas noras e pediu para que elas retornassem e fossem ficar com suas famílias. Orfa retornou a Moabe,mas Rute insistiu em ficar com Noemi e quando chegaram em sua terra natal Noemi foi saudada com surpresa pelo povo que dizia:Não é esta Noemi? E ela em resposta pediu para que não a chamassem de Noemi que significa (agradável) e sim que a chamassem de Mara significando (amarga).Esta não era uma acusação de Noemi contra o Senhor mas a maneira de Noemi dizer que havia passado por muitas tragédias em Moabe.
Carregando a dor de ter perdido seu marido e seus filhos,sendo já uma mulher idosa,imagino que seu coração estava tomado de tristeza,medo,solidão e incertezas. E neste momento em que ela se sentia tão só e desamparada, o  Senhor a abençoou por meio de uma de suas noras,Rute que decidiu ficar a seu lado e não abandoná-la.
Podemos aprender várias coisas com essa historia,mas hoje gostaria de falar sobre uma apenas.
Cada uma de nós tem momentos na vida que se sente como uma Noemi,solitária,aflita,com medo e desamparada.Em momentos como esses precisamos estar atentadas às Rutes que o Senhor colocará em nossa vida,será alguem que assim como Rute se apegará a nós e nos mostrará um amor genuíno,(Rute1:14)
Por meio dessas pessoas sentiremos o amor do Senhor mesmo em épocas tão desafiadoras.
Lembremo-nos porem que não seremos sempre "Noemi" e em alguns momentos da vida poderemos ser uma "Rute" para alguém!

Você conhece alguém que recentemente :
*perdeu um ente querido?
* alguém que tenha enviado  um filho pra missão?
*que está lutando contra uma doença?
*tenha tido seu casamento desfeito?
*tenha perdido o bebê?
*alguém que se tornou mãe de primeira viagem?
*alguém que sem um marido está se esforçando para ser o pai e a mãe para seus filhos?

Essas pessoas podem estar tendo seu momento "Noemi" ansiando por ter uma "Rute" em suas vidas  e esta Rute pode ser você e eu.
Eu particularmente amei esse aprendizado que tive com essa historia,me fez parar de pensar somente em mim e olhar para além de minhas próprias preocupações,assim como fez Rute,pois ela também estava sofrendo pela morte de seu marido e também tinha dúvidas e incertezas mas ao se esforçar para ajudar Noemi ela encontrou ajuda para si mesma e foi muito abençoada  casando-se com Boaz e se tornando uma ancestral do Salvador Jesus Cristo.
Espero que tenham gostado da mensagem e por favor me desculpem por algum erro  que possam encontrar,escrevo no blog ao som de três lindas e ativas crianças,meu filho de 4 anos e minhas gêmeas de 2 anos e prometo que tenho me esforçado para escrever da melhor forma que eu puder.
Sei que assim como Rute seremos muito abençoadas se olharmos para além de nós mesmas.



4 comentários:

  1. Muito obrigada por compartilhar esta mensagem. Sempre tive um carinho especial por Rute e agora posso também ser uma Rute para alguém!! Muito obrigada mesmo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Antonia,seja sempre bem vinda !

      Excluir